Inicial > Política e Economia > Hino Nacional Brasileiro é obrigatório nas escolas

Hino Nacional Brasileiro é obrigatório nas escolas

Por Jaquelina Alves

Lei Federal 12.031/09 determina execução semanal do Hino Nacional Brasileiro
em todas as escolas de ensino fundamental

Agora é lei, escolas de ensino fundamentais públicas e privadas de todo o País passam a ser obrigadas a executar, uma vez por semana, o Hino Nacional Brasileiro. A Lei Federal 12.031/09, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi sancionada pelo vice-presidente, José Alencar.                       

A lei não prevê data e horário para a execução do hino, ficando a critério dos estabelecimentos de ensino. O projeto também não prevê punição a quem não cumpri-la. Em nota à “Folha Online”, o autor do projeto diz que a proposta é estimular a noção de patriotismo e civismo entre jovens.

De nada adianta a execução do Hino, sem emoção, cantar por cantar, sem amor a pátria ou pela canção não faz muito sentido, por outro lado, é necessário incentivar as crianças para que elas cresçam sabendo da importância que o Hino Nacional representa ao Brasil, pois é a maior manifestação da simbologia de uma Nação.

 O escritor Ziraldo, em palestra no Centro Cultural “Adamastor” de Guarulhos, fez uma defesa à iniciativa e explicou parte do Hino. “Brasil, de amor eterno seja símbolo” a bandeira tremulante (lábaro) que exibes (ostentas) cheia de estrelas estrelado. E diga o verde-louro” (amarelo) desta bandeira (flâmula), “paz no futuro e glória no passado”, comenta Ziraldo.

“De todas as letras de hino que pesquisamos na Internet, só o hino alemão e brasileiro tem a palavra amor. E o hino do Brasil é também um dos únicos que não fala em vingança e nem quer beber o sangue do inimigo que, embora seja feito de seres humanos como os autores dos hinos, são sempre pessoas de sangue impuro”, completa o escritor.

De nada adianta a execução do Hino,
sem emoção, cantar por cantar,
sem amor a pátria ou pela canção

A Secretaria de Educação de Guarulhos acredita na importância da execução semanal do Hino Nacional com o objetivo de estimular e praticar o patriotismo com consciência. “É importante criar uma rotina de canto dos hinos nas escolas municipais, mas é preciso também incentivar a reflexão sobre a mensagem das letras. E os professores têm um papel fundamental neste sentido”, diz o secretário de Educação do município, Moacir de Souza.

Segundo o secretário, as equipes escolares estão sendo orientadas para trabalhar com os alunos não apenas o hino nacional, mas também os hinos à Independência, à Bandeira e do município.

Clique aqui para ouvir o Hino Nacional.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: