Inicial > Espaço UNG > Universidade Guarulhos promove ações sociais em parceria com alunos

Universidade Guarulhos promove ações sociais em parceria com alunos

Por Jaquelina Alves

Programa oferece oficinas de comunicação aos alunos de escolas municipais e
capacitação aos estudantes da Universidade

O Programa UNG Comunidades é uma ação transdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão com foco na responsabilidade social e visa dois vetores, o Doc Cidades: um projeto de produção e veiculação do programa de TV “Café.Com” transmitido pela TV Cantareira, além de material fotográfico e livros iconográficos que abordem o perfil sociodemográfico, cultural, político e econômico da cidade de Guarulhos, a partir de pesquisas científicas desenvolvidas pelo curso de Comunicação Social em parceria com as demais graduações da UNG. O programa também oferecerá oficinas de comunicação e educação para estudantes de escolas municipais, com o objetivo de desenvolver olhar crítico sobre os meios de comunicação; e produzirá um mapa mercadológico da cidade, que irá apontar o perfil das mídias impressas, eletrônicas e digitais e traçar o panorama empresarial de Guarulhos.

Programa leva o aluno a viver
a realidade da comunidade
que o cerca

O segundo vetor é o Pensionato São Francisco de Assis, um dos espaços mantidos pela Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris, fundada em 1958 que tem como objetivo prestar assistência social, religiosa e de enfermagem aos hansenianos e doentes do pênfigo hospitalizados ou egressos.

Os alunos dos cursos envolvidos irão produzir uma série de pesquisas e atendimentos, de acordo com cada especialidade, que serão transformados em prestação de serviços. “O programa leva o aluno a viver a realidade da comunidade que o cerca, além da oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula”, relata a diretora do curso de Comunicação Social da UNG, profa. dra. Ana Maria Melo.

Alunos da UATI têm aulas de capacitação profissional

Um dos cursos aplicados a fim de angariar recursos ao Pensionato é a Universidade aberta da Terceira Idade (UATI), direcionada a pessoas acima de 50 anos. Nas aulas, a proposta é oferecer cursos por módulos bimestrais baseados em cinco eixos: cidadania, cultura, saúde, lazer, tecnologias, além dos passeios oferecidos como visitas técnicas e atividades culturais (teatro e palestras) sempre com o objetivo de agregar mais conhecimentos fora da sala de aula.

O curso visa promover o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, trabalhando os aspectos psicológicos, sociais, físicos, cognitivos e artísticos; preparar o adulto para conviver com a sociedade moderna, dinâmica, globalizada e também proporcionar oportunidades e inclusão social; proporcionar à comunidade um espaço de capacitação, atualização, produção e disseminação do conhecimento e prestar assistência e serviços de diversas naturezas à comunidade.

O bazar UATI foi um meio que os alunos do curso da terceira idade encontraram de ajudar o Pensionato São Francisco de Assis. O dinheiro arrecadado -por meio da venda de produtos confeccionados pelos próprios idosos e também com a venda de roupas novas e usadas, sapatos, artesanatos, utensílios domésticos, bijuterias e acessórios- é todo doado ao Pensionato. Além de proporcionar inclusão social e capacitação aos estudantes, a comunidade também tem a oportunidade de comprar bons materiais com preços acessíveis.

Anúncios
Categorias:Espaço UNG
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: