Inicial > Cidade > Brasileiros e a lei seca

Brasileiros e a lei seca

Por Priscila Andrade

Bares adotam novas  medidas para adaptarem –se a LEI SECA

 Um dos  hábitos dos brasileiros é sair com amigos  para divertir-se e os lugares mais freqüentados são bares,boate e casas noturnas e  é exatamente onde mora o perigo,   pois segundo  o que as pesquisas apontam :82% das pessoas  que freqüentam esses ambientes,encontram sua principal   diversão em uma mesa, dividindo uma cerveja ou um “chopinho “com o amigo .Por essa razão, as autoridades tomaram “pulso firme” para colocar um basta  nessa situação.

   Com os altos índices de  acidentes no trânsito devido aos   exageros de muitos motoristas  o número de motoristas que dirigiam sob efeito de álcool ,chegou a 89 %. Devido  essa situação, entrou em vigor uma lei que  proíbe o   condutor do veículo de dirigir se seu grau de álcool no sangue estiver maior que 0,6 .

    Popularmente conhecida por LEI SECA (lei de número 11.705,),teve sua definição nos Estados Unidos,no dia 16 de fevereiro de 1919,mas entrou em vigor em 1920,permanecendo ativa por treze anos.

 Qual será o comportamento dos freqüentadores desses ambientes com  a imposição dessa lei?

Em Guarulhos os bares e lanchonetes que estão irregulares a LEI SECA foram penalizados com multas,outros tiveram seus estabelecimentos fechados.

    As autoridades estão tomando providências cada vez mais rígidas para com as pessoas que abusam com bebidas fazendo fiscalizações severas ao detectar elevados grau de álcool nos motoristas.

    Embora o motorista não seja obrigado a submeter-se ao teste de bafômetro, pois de acordo com a  lei do Artigo 165 “ Ninguém é obrigado a levantar provas contra si mesmo” ,a  fiscalização continuará mais  rígida, pois o que esta em jogo são vidas.

 Os estabelecimentos comerciais estão  tomando atitudes favoráveis á lei e favoráveis para o rendimento de seus estabelecimentos fazendo parcerias com taxistas para levarem  os clientes até seus destinos ,  para  que voltem para casa sãos e seguros.:adotando medidas favoráveis para a segurança, por exemplo, em um grupo de quatro amigos   o que não for beber para dirigir tem direito a um prato do cardápio ,duas bebidas não-alcoólicas ,sobremesa e café .

Segundo  reportagens do site da REVISTA VEJA SÃO PAULO  desde que a lei entrou em vigor ,os índices de acidentes  de   trânsito baixaram 63% e o número   de vítimas de emergência  por imprudências no  trânsito baixou em 36%.

 A LEI SECA esta surtindo efeitos, fazendo com que todos reflitam sobre limitações que devemos ter  para que estejamos dentro de lei e acima de tudo preservando nossas próprias vidas .

Anúncios
Categorias:Cidade
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: