Inicial > Política e Economia > Quem apagou a luz?

Quem apagou a luz?

Por Cidinha Alves

Guarulhos e outras cidades e Estados brasileiros ficaram as escuras, muita confusão e insegurança tomaram conta da população

 

Seminário de Cuidados Paliativos usa gerador de energia para concluir apresentação

A noite parecia normal as cidades brasileiras vislumbravam mais uma rotina noturna com suas características regionais. De repente foram pouco mais de duas horas de tensão e medo, principalmente para quem ainda estava pelas ruas, faculdades, bares, shopping e outros estabelecimentos comerciais. A escuridão atingiu várias cidades e Estados do Brasil, as mais atingidas foram as das regiões centro-oeste e sul.

“A impressão é que estávamos passando por um blecaute setorial, mas depois que saí da faculdade entendi que não bastava o gerador de energia e que teria de enfrentar o transporte público às escuras”, afirma a estudante de Fisioterapia da UNG, Ana Karen Santos.

O que causou

Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o apagão foi causado pela queda de três linhas de transmissão que transportam energia da hidrelétrica de Itaipu. Estas duas linhas ficam entre os municípios de Ivaiporã (Paraná) e Itaberá (São Paulo) e uma terceira entre Itaberá e Tijuco Preto (em São Paulo).

O caos…

A falta de energia elétrica provocou problemas no trânsito e nos sistemas de transporte público de grandes cidades, colocou em risco serviço hospitalares que possuem capacidade limitada de operar com geradores.

“Aqui no Hospital do Servidor Público Municipal em São Paulo, temos capacidade de manter o atendimento por 12h – felizmente nenhum procedimento foi prejudicado”, afirma o diretor técnico Ivan Monteiro Calan

As medidas

Em nota (G1) o Ministro de Energia diz que “Apagão é assunto encerrado” Edison Lobão afirma que blecaute deixou 18 estados brasileiros sem energia, mas tudo foi normalizado rapidamente. Ao deixar a reunião com o Presidente Lula e representantes do Ministério de Minas e Energia disse ainda que o problema já foi detectado e que o governo analisa providencias para melhorar um sistema que segundo ele já é muito eficaz.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: