Inicial > Cidade, Trânsito > Implantação de radares em Guarulhos muda rotina dos motoristas

Implantação de radares em Guarulhos muda rotina dos motoristas

Novos radares em Guarulhos

Moradores da segunda maior cidade do estado de São Paulo reclamam da falta de sinalização nas ruas.

Por Débora Ortolani

Os radares não são exclusivos da Dutra e de outras regiões do Estado de São Paulo.  No final de 2008 a cidade de Guarulhos ganhou 65 deles em pontos estratégicos do município. As empresas responsáveis pelos aparelhos, o laboratório de Engenharia e Consultoria (LENC) e a SPLICE já estão tendo problemas com vandalismo. Alguns radares foram depredados, em pouco tempo de uso no anel viário,causando transtornos para as empresas responsáveis e para a população que muitas vezes é alvo dos aparelhos descontrolados após a depredação.

Radares implantados no final de 2008 na cidade

Existem quatro tipos de equipamentos: 15 fixos, 30 de avanço de semáforo, 10 lombadas eletrônicas e um radar móvel que esta em fase de teste.

Segundo o Presidente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Ailton Brasiliense, o radar é um item importante e eficaz para a segurança no trânsito.

“O radar é apenas um item dentro de um projeto macro de cuidado com o trânsito e preservação da vida. É bobagem encher as ruas de radares se a cidade não estiver preparada para recebê-los. Antes de tudo, é preciso fazer a readequação das vias, com a pavimentação adequada, sinalização e a disponibilidade de agentes de trânsito, entre outras ações”, explicou o presidente da ANTP, segundo entrevista dada ao Jornal Diário de Guarulhos.

Porém nem todos os guarulhenses são a favor dos radares, “A sinalização aqui na cidade é péssima, não sabemos muitas vezes onde é realmente proibido estacionar e só sabemos onde tem radares quando já estamos bem próximo do aparelho e temos que pisar no freio bruscamente, correndo o risco de causar acidentes sérios”, Bruno Nagumo, morador de Guarulhos.

Alguns motoristas possuem dúvidas sobre as multas e seus valores. Infrações leves de 3 pontos na carteira, como trafegar pela faixa exclusiva de Ônibus, o valor estimado é de 53,20 reais. Infrações médias de 4 pontos, como desrespeitar o rodízio, o valor da multa é de 85,13 reais e algumas dessas infrações estão sujeitas a remoção do veículo. Infrações graves de 5 pontos, como não usar cinto de segurança, o valor é de 127,29 reais , sujeitos também a retenção do veículo até o motorista colocar o cinto de segurança. Infrações Gravíssimas de 7 pontos, como dirigir embriagado estão sujeitos a suspensão do direito de dirigir e detenção de 6 meses a 3 anos, o valor da multa variam entre 191,54 reais a 574,61 reais.

Segundo Álvaro Antônio Carvalho Garruzi, ex-secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, a secretaria só foi criada ao final da primeira gestão do ex-prefeito Elói Pietá, justamente para organizar o trânsito da cidade, que, segundo o Secretário, enfrentava graves problemas.

No dia 25 de Agosto de 2009, foi encaminhado à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza o desligamento dos aparelhos de fiscalização eletrônica de autoria do vereador Edmilson Americano (PHS. Entretanto o projeto não inclui o desligamento de radares de velocidade, programados para detectar excessos cometidos pelos motoristas. Segundo o vereador, se todos os aparelhos fossem desligados incentivaria as competições de rachas.

Anúncios
Categorias:Cidade, Trânsito
  1. Guilherme Lopes
    23/03/2010 às 13:25

    Bom dia

    Estou realizando um T.C.C, sobre os radares de guarulhos sei que ja foram instalados à algum tempo e gostaria que se tiverem algumas informações que possam me ajudar a concluir este trabalho que me mandem, pois com o resultado deste trabalho espero pelo menos mosrar para a prefeitura que em alguns pontos da cidade não ha necessidade de radares na minha opinião esses pontos são mais uma tentativa de arrecadação de dinheiro.
    Estou a procura de dados espero que possa contar com a ajuda de vocês.
    Muito obrigado pelo espaço
    sem mais
    Guilherme 23/03/2010

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: