Inicial > Cidade > Moradores de rua se cadastram no Minha Casa, Minha Vida

Moradores de rua se cadastram no Minha Casa, Minha Vida

Por Caroline Kodama

 

Projeto é a oportunidade para muitos homens e melhores realizarem o sonho da casa própria

  

Morador de rua, José Carlos Rosa da Silva, faz cadastramento no Programa

No dia 8 de outubro, moradores de rua de Guarulhos foram encaminhados para o cadastramento do Programa Minha Casa, Minha Vida, na Secretaria de Habitação. O projeto que é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, tem o objetivo de priorizar os trabalhadores de baixa renda na compra de apartamentos populares, subsidiando até 23 mil reais do valor total do imóvel com recursos do Governo Federal.

Para muitos homens e mulheres que dormem no Albergue Municipal essa é a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. A maioria das pessoas que está abrigada no albergue, trabalha durante o dia como catador de materiais recicláveis, guardador de carros e lavador de fachadas.

O valor das prestações para a compra do apartamento popular deve ser cobrado a partir de 50 reais. Os locais onde os imóveis serão construídos ainda não foram definidos.

Para muitos homens e mulheres que dormem
no Albergue Municipal essa é a oportunidade
de realizar o sonho da casa própria

Cadastramento de moradores de rua no Programa Minha Casa, Minha Vida da Secretaria de Habitação

Lançado pelo governo federal em março do ano corrente, o programa é destinado a população que ganha de zero a três salários mínimos em todo o Brasil. O investimento do Minha Casa, Minha Vida está estimado em 16 bilhões de reais. Somente no município de Guarulhos, aproximadamente 116 mil pessoas com esse perfil salarial já se cadastraram. No momento da compra, as pessoas que recebem o menor salário serão priorizadas.

No município, a ação é fruto das reivindicações feitas em 27 de maio, durante o 1º Fórum de Moradores em Situação de Rua de Guarulhos. Entre os temas discutidos estava a ampliação do acesso à moradia, aos serviços básicos de assistência social, à saúde, aos programas de transferência de renda, aos serviços de emissão de documentos, além da ampliação das vagas em cursos profissionalizantes gratuitos e criação de cooperativas de trabalho.

Categorias:Cidade
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário