Inicial > Educação > Reposição de aulas dividem opiniões

Reposição de aulas dividem opiniões

 Por Juliane Sousa 

O Conselho Nacional de Educação divulgou o parecer que estabelece a reposição de aulas 

Os alunos da escola pública do Estado de São Paulo e Município de Guarulhos repõem aulas suspensas por conta da gripe A/H1N1. A partir do dia 28 de agosto todas unidades escolares de São Paulo abrirão aos sábados. Reposição vai até o mês de novembro ou dezembro, de acordo com a programação de cada unidade escolar. 

 A medida aplicada visa o cumprimento da orientação de manter pelo menos 200 dias letivos para o calendário anual. As escolas interromperam o retorno as aulas que seria em 28 de julho, e reiniciaram as atividades dezenove dias depois. Assim como no México, país origem da pandemia, as aulas foram suspensas a fim de diminuir o contágio da doença que se disseminou rapidamente no Brasil. 

Estudantes de Guarulhos têm
aulas aos sábados 

 Segundo informações do Ministério da Saúde, havia 769 casos de mortes em todo país, até o dia (29) de agosto. Ultrapassando o número de mortos dos países vizinhos. O Estado de São Paulo tem os maiores números de óbitos, somando até agosto desse ano, 236 casos. 

O Conselho Nacional da educação (CNE) orienta que o calendário escolar deve ser objeto de estudo entre o coletivo da escola: gestão, professores, funcionários, pais e alunos para assegurar o padrão de qualidade do ensino previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). 

Escola Estadual de Guarulhos inicia reposição

 

 Já na prática do dia-a-dia, as opiniões se dividem quanto ao rendimento da reposição das aulas, alunos sentem-se sobrecarregados de aumentarem suas obrigações escolares e diminuir o fim de semana. “Já tenho que ir todos os dias para escola, além do reforço semanal ter que estudar aos sábados?” reclamou aluno da Escola Estadual do Parque Mikail. 

Por outro lado, os professores complementam dizendo que o rendimento da aula aos sábados não é tão significativo, por conta da freqüência dos alunos que oscila na média de 40 à 60% e a falta de interesse, por parte de muitos alunos em repor os conteúdos.  “Além dos alunos não estarem dispostos a ver o sábado como um dia letivo comum, vem à escola obrigados pelos pais e sem vontade de estudar” disse uma professora da rede que não quis se identificar. 

Escolas da rede particular de Guarulhos optaram por não repor aulas aos sábados, isso porque as unidades que acataram as orientações do Ministério da Saúde referente ao aumento dos dias de recesso, optaram por enviar trabalhos e pesquisa via internet, por e-mail sobre os conteúdos perdidos. 

 O deputado Carlos Giannazi do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e assessoria buscam junto ao Ministério de Educação o fim da reposição das aulas. Segundo ele, é urgente que o Congresso Nacional aprove um projeto de lei complementar que reduza o ano letivo de 200 para 180. 

Giannazi acredita que os professores e alunos são responsabilizados por algo que não tiveram culpa, a pandemia foge do habitual e abre espaço para exceções na lei que regulamenta a educação. Transtornos desnecessários empregados com baixo aproveitamento de alunos e ônus para professores e gestores que têm que se adaptar a nova rotina de segunda a sábado, devem ser evitados. O parlamentar alega também que a pandemia que atingiu o mundo mereceu flexibilização e alteração nos conteúdos escolares, “Entendemos que o que importa é a qualidade das aulas e não a quantidade. O processo ensino aprendizagem não é quantitativo como o processo industrial ou bancário, segue outra lógica e outros princípios”, disse Giannazi, que se pronuncia claramente contra a reposição de aulas. 

Veja o quadro de reposição dos dias letivos da prefeitura de Guarulhos

Nº de Ordem de Reposição Dias Suspensos Dias de Reposição
1 29 de julho de 2009 05 de setembro de 2009
2 30 de julho de 2009 07 de setembro de 2009
3 31 de julho de 2009 12 de setembro de 2009
4 03 de agosto de 2009 19 de setembro de 2009
5 04 de agosto de 2009 26 de setembro de 2009
6 05 de agosto de 2009 03 de outubro de 2009
7 06 de agosto de 2009 10 de outubro de 2009
8 07 de agosto de 2009 17 de outubro de 2009
9 10 de agosto de 2009 24 de outubro de 2009
10 11 de agosto de 2009 31 de outubro de 2009
11 12 de agosto de 2009 07 de novembro de 2009
12 13 de agosto de 2009 14 de novembro de 2009
13 14 de agosto de 2009 21 de novembro de 2009

*Quadro de reposição dos dias letivos da escola Estadual de SP sofre variação entre escola

Anúncios
Categorias:Educação
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: