Início > Espaço UNG > UNG realiza curso de equoterapia

UNG realiza curso de equoterapia

Por Thiago Luiz

Medicina Veterinária lança curso terapêutico de interação entre homem e cavalos

 O curso de medicina da Universidade Guarulhos (UNG) informa que o método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação e busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e com necessidades especiais.

 A equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização dopróprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. A palavra equoterapia foi criada pela Associação Nacional de Desenvolvimento Equoterápico (Ande) para caracterizar todas as práticas que utilizem o cavalo como técnicas de equitação e atividades equestres, objetivando a reabilitação ou educação de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. 

Uma das prioridades é o
atendimento à comunidade

A atividade equoterápica se  baseia em fundamentos técnico-científicos, somente podendo ser iniciada  mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica. A Equoterápia deve ser desenvolvida por uma equipe multiprofissional com atuação interdisciplinar, que envolva o maior número possível de áreas profissionais nos campos da saúde, educação e equitação. 

As sessões de equoterapia podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento devem ser individualizados. Para acompanhar a evolução do trabalho e avaliar os resultados obtidos, deve haver registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas com os praticantes.

 Áreas de aplicação da Equoterapia 

Cada indivíduo com necessidade especial, tem o seu “perfil”, o que o torna único. Isto evidencia a necessidade de formular “programas personalizados”, que levem em consideração as exigências para aquele indivíduo, naquela determinada fase de seu processo evolutivo. 

A equoterapia é aplicada por intermédio de programas específicos organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, da finalidade do programa e dos objetivos a serem alcançados, com ênfases especificamente terapêuticas utilizando técnicas que visem a reabilitação física ou mental e com fins educacionais na aplicação de técnica psicopedagógicas, visando a integração ou reintegração sócio-familiar. 

A UNG possui um hospital veterinário localizado no campus Dutra que é referência no tratamento e cirurgia de animais em toda a região. Com laboratórios, centro cirúrgico, entre outros equipamentos, o local presta atendimento clínico, cirúrgico e exames de diagnóstico por imagem a todas as espécies de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte, desde o ano 2000. 

Segundo o diretor do curso de Medicina Veterinária, Luiz Giufrida, o hospital tem como conceito o bem estar do animal. “Por isso não se usa a experimentação animal aqui, aproveitamos a rotina de atendimento para o aprendizado”, diz.

 Por dia, são 60 atendimentos e média de 30 cirurgias ao mês. A inauguração de uma pista para equoterapia que atuará em conjunto com os alunos da fisioterapia da universidade e o serviço prestado também será sem fins lucrativos, como no atendimento aos animais. “Uma das prioridades é o atendimento à comunidade. por isso o preço da consulta veterinária é cerca de 30% a 50% inferior do que o praticado nas clínicas particulares e toda a arrecadação é destinada à compra de materiais”, afirma o diretor .

Anúncios
Categorias:Espaço UNG
  1. mayra sterse
    26/03/2010 às 1:45

    quero fazer curso on line de equoterapia trabalho com cinco crianças no pegasus sou pedagoga e tenho curso de psicologia

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: