Inicial > ESPECIAL MULHER > O silêncio pode matar

O silêncio pode matar

Por Aline Assis

 

Mais de metade das mulheres agredidas sofrem caladas e não pedem ajuda 

 

No mundo existem vários tipos de armas utilizadas na violência contra a mulher, a lesão corporal, que é a agressão física, como socos, pontapé, bofetões, estupro ou violência carnal.  

Segundo uma pesquisa sobre violência domestica contra a mulher realizada pelo Datasenado, em 2007, 60% das mulheres vitimas de agressão dentro de casa sofrem caladas, mesmo após tantas conquistas, mulheres ainda se submetem a humilhação ou a qualquer insulto do companheiro. Segundo especialistas, há razões emocionais muito fortes para que essas vítimas insistam em levar adiante um relacionamento fracassado e sem qualquer respeito. Para a psicóloga Miriam Barros de Lima, “muitas vítimas também suportam a brutalidade de um homem dentro de casa por medo de possíveis retaliações do parceiro, após denúncia sobre os abusos, ou também que os filhos sofram as consequências”.

A dependência financeira também pode ser um obstáculo para adiar o pedido de socorro. Mas, estatísticas apontam que a violência doméstica não está necessariamente associada à baixa escolaridade ou à falta de recursos econômicos. A violência faz parte da vida de mulheres de todas as classes sociais, e, nesses casos, o silencio pode prolongar a violência. No globo.com uma pesquisa divulgada com dados de 97 a 2007 mostra que, no Brasil, em média dez mulheres são assassinadas por dia, a maioria por motivo passional.

No Rio de Janeiro uma é morta a cada 24 horas. Os agressores na maioria das vezes são namorados, maridos ou ex-companheiros que não se conformam com a separação.  Apesar da violência, muitas vítimas não conseguem romper o relacionamento. Essas mulheres de devem se colocar na liderança e denunciar agressões antes que seja tarde demais.

Anúncios
Categorias:ESPECIAL MULHER
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: