O PROJETO

 

O Jornal Contraponto Online é um projeto voltado para o fazer jornalístico dos alunos do 6º. Semestre de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Universidade Guarulhos (UNG).

 

OBJETIVO GERAL

Prática laboratorial das redações jornalísticas online por meio de um ambiente redacional estruturado em fatos, que se transformam em notícias. A rotina obedecerá ao Projeto Editorial que compreende a reunião de pauta, a divisão de tarefas, o planejamento gráfico, a edição e o fechamento total. O laboratório propiciará ao discente a convivência e o empirismo da realidade dos espaços jornalísticos online.

Na reprodução do ambiente laboratorial, o aluno poderá conhecer e aplicar novas formas de linguagens, conteúdos, imagens, apresentação gráfica e editorial de acordo com as exigências do mercado e às normas veiculares próprias da comunicação.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Concepção de um jornal online para os alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Guarulhos, para a integração das atividades acadêmicas referentes à grade curricular do 6º semestre, contemplando a interdisciplinaridade inerente ao curso. O espaço virtual será ferramenta prática de ensino em formato de site (projeto profissional de design) e ou blog.

O universo da UNG e as informações relevantes à comunidade local serão matérias veiculadas no espaço da internet.

 

JUSTIFICATIVA

A criação do Jornal Contraponto Online advém da necessidade de oferecer um espaço pedagógico para que o educando possa tomar ciência, em pouco tempo, das informações pertinentes ao meio acadêmico e à comunidade guarulhense, de modo a desenvolver a atividade jornalística.

O uso da mídia online facilitará a divulgação dos cursos integrados na Universidade Guarulhos, do perfil interdisciplinar do Curso de Comunicação e da produção discente de exercício laboratorial, tornando o meio universitário acessível e conhecido do público.

O nome Contraponto Online foi escolhido com o objetivo de fortalecer a marca do jornal laboratório impresso e criar uma identidade para os veículos de comunicação produzidos pelos discentes do Curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo. Nesse sentido, o Contraponto Online visa representar a informação e a credibilidade em tempo real que a internet propicia, com informações focadas no que acontece na UNG e em Guarulhos.

 

MISSÃO

Os estudantes serão norteados a fazerem o jornal com a missão de fornecer ao leitor informação correta, interpretações competentes sobre essa informação e pluralidade de opiniões sobre os fatos. A credibilidade é o principal valor do jornal laboratório.

%d blogueiros gostam disto: